Publicado em:18 de junho de 2016

Nova Entrevista de Kristen para Yo Dona


Kristen Stewart, rebelde com causa

Kristen Stewart (Los Angeles, 1990) tem sido a carne dos tablóide por muito tempo, tanto que faz partir desde a data do anúncio como protagonista da saga Crepúsculo, em novembro de 2007. Desde que entrou para esta série de enorme sucesso, sua vida amorosa e seus gostos estéticos foram perseguidos pela imprensa. E vai por nove anos. Foi descrito como tímida pelos meios mais condescendentes, e reservada e taciturna ao questionar, mas ela tem defendido termos muito razoáveis: "Qualquer um que pode perceber-me tão cautelosa é geralmente no contexto de uma entrevista passageira e superficial, que não significa nada para mim. Mas, realmente, eu estou morrendo o tempo todo para revelar como atriz e como pessoa, por me colocar em claro." Durante a sua promoção no Festival de Cannes do drama tortuosa 'Personal Shopper', ela viveu até suas palavras com uma exibição de franqueza e eloquência. Quando você tem tempo para se expor e as perguntar não lançam contra sua vida privada, a atriz, 27, não dá respostas monossilábicas ou evasiva, mas faz uma pausa para refletir cada resposta.

Agora que você já interpretou uma "personal shopper", que mudou sua opinião sobre este trabalho, tão habitual em seu círculo?

Eu sei como é o trabalho de estilistas. Um bom profissional nesta área é alguém que você conhece e sabe perfeitamente sublinham sua personalidade, dar-lhe força e fazer você se sentir bem. Eu tenho trabalhado com a mesma estilista (Tara Swennen) desde que eu tinha 12 anos. Pode parecer frívolo e clichê, mas eu amo a nossa colaboração. Não há nada de errado com isso, eu gosto. Os atores não podem rastrear as melhores roupas, não temos esse tempo.

Que critérios você se baseia para seus estilistas no tapete vermelho?

Eu escolho roupas que geralmente têm a ver com os filmes, é como uma leitura dos personagens, uma continuação da história, uma nota de rodapé na página. Para a premiere no Festival de Cannes de 'Personal Shopper', por exemplo, era todo branco, porque eu queria sentir pura, jovem e exposta. Normalmente não visto roupas muito comercializados, mas quão escuro que é o filme que eu queria contribuir com algo de inocência e enfatizar que estávamos no caminho certo, que nos deixa muito feliz o resultado.

Na verdade, a filmagem coincidiu com os ataques terroristas em Paris em novembro passado. Como isso afetou a equipe, inteiramente franceses?

Nós já tínhamos terminado as filmagens em Paris e estávamos em Praga. Estávamos bebendo e as pessoas começaram a receber mensagens e horrorizados. Foi muito estranho gravar um filme sob essas circunstâncias, mas Olivier nos trouxe todos para nos encorajar a continuar, e eu realmente não sinto que foi uma motivação egoísta, mas sabíamos que a cidade tem perseverança. Para não soar pretensioso, porque seria grotesco, mas eu amo o fato de Paris têm sido documentados antes do bloqueio sofrido depois dos ataques. Agora nós não seriamos capazes de filmar no Metro ou em muitos dos lugares que filmamos, e quem sabe quando pode voltar a trabalhar normalmente, então eu odeio dizer isso, mas nós tivemos muita sorte.

Personal Shopper foi vaiado ao passar para imprensa em Cannes e, no entanto, rendeu ao Olivier Assayas o prêmio de melhor diretor. Como você lida com os comentários ruins?

Você não pode gostar de todo mundo, mas eu prefiro despertar reações de amor e ódio, em vez da mediocridade de neutralidade ou indiferença.

Estou errado se eu disser que agora importa menos do que no início com o que as pessoas pensam de você?

Ainda me preocupo, mas tenho notado que a falta de controle faz com que a percepção do público de mim é mais real. Então, agora, por exemplo, quando alguém me pergunta algo que eu não sei, eu simplesmente respondo "não sei", em vez de sentir obrigada a dar uma resposta que eu não tenho. Eu já não sinto medo. Atualmente me esforçava para comunicar melhor, é o que envolve ao amadurecer.

Falando de comunicação, o filme tem uma forte presença do uso do celular, o que significa essa 'engenhoca' em sua vida?

Eu adoro o envio de mensagens, é muito da minha geração. A maioria das pessoas que argumentam que há muita falta de comunicação em que a maneira como nos relacionamos. Mais me perguntou: "Pegue o telefone e me chame." E enquanto esta nova forma de linguagem pode não ser tão apropriada como uma conversa cara a cara tem suas vantagens e peculiaridades. No meu caso, eu sou obcecada por cuidar das minhas mensagens, classificá-o perfeitamente e especificamente expressando o que eu quero. Eu gosto de tomar o tempo para fazer e é algo que você não pode pagar, se você está enfrentando alguém. No entanto, eu não sou uma viciada, não tenho redes sociais, com exceção de uma conta particular no Instagram.

Qual é o seu favorito "emoji"?

Para ver o que vem primeiro [pega o telefone e leva alguns segundos para rever o seu whatsapp] ... É o coração quebrado, eu o uso sempre que eu sofria, mas acima de tudo, sempre algo que eu amo.

'Personal Shopper' representa a sua segunda colaboração com o diretor Olivier Assayas francês. Para o primeiro, 'Clouds of Sils Maria', alcançou um marco na história do cinema francês, tornando-se a primeira atriz estrangeira ganhar o digno premio Caesar. A revalidação teve o bônus deu energia a musa. Assayas escreveu o roteiro de 'Personal Shopper' com Kristen em mente, inspirado pelo seu modo de falar e de se comportar. No filme, ela desempenha Maureen, uma americana que se instala em Paris após a morte de seu irmão gêmeo. O papel é de grande intensidade e exigia a presença da atriz em praticamente todos os níveis do filme. Para evitar esta imersão do sombrio afetar seu próximo trabalho, o triângulo amoroso da comédia romântica de Woody Allen 'Café Society', que chega às telas espanholas em 26 de agosto, a intérprete pediu ao diretor para atrasar a fotografar e assim tornar mais leve em primeiro lugar. Se  tivesse mantido a ordem original, Stewart teria sido incapaz de respirar alegria e brilho para o personagem escrito por Allen, ele afirma que não houve nenhum filme que deixou tão exausta e cansada como 'Personal Shopper'. Na verdade, afirmou que o primeiro pensamento que passou pela sua cabeça depois de ver o filme pela primeira vez foi: "Cara, você precisa de um cheeseburger."

Por que era tão difícil de filmar?

O filme é implacável. Eu fiz recriar a ansiedade debilitante que eu sofri por 17 anos. Nessa idade eu sofri minha primeira dose de pensamentos existenciais e começei a me isolar, mas então eu aprendi a encontrar um equilíbrio, para encontrar alegria em distrações, porque você nunca vai ser capaz de responder à pergunta de onde vamos. A mente me pediu para dar 'avançar' o personagem de Maureen, porque embora haja pessoas que sofrem essa dor durante anos, a luz no fim do túnel à vista e eu sei por experiência própria que é muito temporário. Você tem que se concentrar em outras coisas e não deixar que a ansiedade paralise você. É difícil, eu posso identificar, e embora às vezes não pensem, não há realmente uma maneira de sair.

Vocês passaram por uma série de situações desagradáveis. Como você se desconecta?

Muitas pessoas têm me sugerido meditação, porque eu não durmo, tenho problemas de insonia e, aparentemente, é útil. Eu tenho que tentar. Mas eu não sou muito boa em auto-manipulação. Adoro sentir sobrecarregada, porque as coisas boas sempre nascem dessa situação. Estar relaxada o tempo todo não é a melhor maneira de ser criativa.

A este respeito, nos últimos tempos tem alternado do blockbusters de Hollywood com o cinema arthouse Europeu, alimentando mais sua criatividade do cinema no Velho Continente?

Não tenho nenhum plano de antemão. O ponto de viragem foi filmar 'On the Road' (Walter Salles, 2012), porque foi então que eu conheci o produtor Charles Gilbert. Nele eu encontrei o meu irmão mais velho nesta indústria. Me deu oportunidades incríveis para o trabalho, me apresentou a Olivier [Assayas] e foi o meu primeiro passo para a noção de que o cinema é assumir riscos. Charles compara a sua motivação para fazer filmes com o primeiro homem na Lua, um lugar desconhecido, perigoso ... Essa é a razão de estar no cinema na Europa. A indústria nos EUA, no entanto, se recusa a comprometer-se a projetos que não são garantidos para ser um sucesso instantâneo, há sempre expectativas, e eu prefiro me sentir insegura. É a posição a partir da qual eu quero explorar minha carreira.

Você se sente menos observada na Europa?

Socialmente sim, as pessoas normais são pouco interessadas em saber quem eu sou. Mas os paparazzi por vezes são piores, porque há tanta presença de celebridades em Paris e Londres como pode acontecer em Los Angeles e Nova York, de modo que quando os reparo são mais feroz em mim.

Você ainda pode ir a algum lugar onde você passe despercebida?

Em Los Angeles, literalmente, todo mundo está olhando por cima do ombro, se você vê alguém que você conhece, mas em Nova York as pessoas se movem rápido demais para observá-las, ou, se faz, está mais preocupado sobre como resolver está nas suas mães. É diferente em cada cidade, embora eu ainda não encontre o lugar para passar despercebida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial