Publicado em:10 de julho de 2013

Variety: Review de 'The Conjuring' (Mackenzie Foy)

IMG_8650.dng

Na crítica do Los Angeles Film Festival screening na sexta (21 de junho), o crítico da Variety Justin Chang nomeou, “a espécie de implacável, um terror bem planejado, que deixa uma sensação de felicidade.” Julgando pelas reações no Twitter, muitos deles provavelmente tiveram um sono agitado após a exibição de The Conjuring no LA Film Fest.

Descubra porque a verdade é mais estranha que a ficção nessas imagens assustadoras do ultimo filme do diretor James Wan – estreando nos cinemas no próximo mês.

O filme revela os horrores reais espreitos dentro de uma antiga fazenda secular no, aparentemente, pacíficio suburbio Harrisville, Rhode Island, comprada em 1970 por Carolyn e Roger Perron. Porém, o casal e suas cinco filhas iriam se encontrar em uma situação extrema, ainda indefinida, perigosa. Quando Ed e Lorraine conhecem a família e o antinatural inimigo em uma guerra contra eles, eles sabiam que estavam em batalha para salvar suas carreiras… e vidas.

James Wan (twitter: @creepypuppet), quem ficou sabendo do trabalho do casal antes de conseguir a direção do filme The Conjuring disse, “Eu sempre fui um grande fã dos Warrens. Eu realmente admiro eles. Eles são pioneiros no moderno estudo de caçar fantasmas com equipamentos técnicos, capturando evidencias em filme e gravação de áudio. Desde disso eles têm inspirado muitos estórias, livros e filmes, foi legal realmente fazer o filme em que o foco é igual tanto em quem são eles quanto da casa da família que estão investigando.

Lorraine Warren, agora com oitenta anos, ainda se lembra muito bem do ambiente psicológico da casa verdadeira onde estranhas coisas começaram uma investigação muitos anos atrás. Ela atesta, “Quando eu entrei, eu imediatamente sabia que estava assombrada. Tem um sensação que vem na gente, é quase como um véu, isso suga sua energia porque a entidade precisa dela para se manifestar; o único jeito de conseguir essa energia é de você. Isso era muito pesado naquela casa e estando no set trouxe tudo de volta. Era estranho. Eu estou muito afeiçoada com James. Ele quis fazer tudo do jeito certo, e eu estou animada com o filme.”

Roger Perron e suas filhas tiveram a chance de visitar o set e concordaram que memórias intensas retornaram, começando com o fatídico dia que eles se mudaram para a fazenda. Andrea, a mais velha, observa, “Eu estava absolutamente confiante que James, o elenco e todo o time autenticamente capturarão a essência daquela casa e o que aconteceu com nos, o que não é pouca coisa. Todos nos esperamos pela concretização. Entretanto foi como se eles tivessem a chave para nossas emoções, liberando o que nós experimentamos, recriando isso na tela.” Na verdade, foi tudo muito real para Carolyn, a esposa e mãe que viveu lado a lado com o terror mais de três décadas atrás.

Ela não iria no set por uma razão, admitindo, “Eu não fui, como eu nunca voltei para a fazenda. Eu não queria aquelas memórias – ou a coisa que me ameaçava na casa- capazes de me tocar”. Porém, mantendo distância não era talvez distante para protege-la. Numa tarde, enquanto sua família estava no set, a sensação de sua antiga residência, um vento estranho e inexplicável circulou até cercar-los, embora as árvores permaneciam perfeitamente imóveis.

Como os técnicos promoveram tudo na Carolina do Norte, milhas de distância de Atlanta, Carolyn percebeu uma presença que ela não tinha sentido em 30 anos – de repente tropeçou e sofreu ferimentos que colocáram-na no hospital. Pouco tempo depois, o elenco e a equipe foram evacuados de seu hotel, por causa um incêndio.

Quase ninguém acredita que estas são coincidências aleatórias.

Por que fazer um filme como The Conjuring? Wan disse, “O que eu amo no meu trabalho é fazer alguém gritar, a partir de uma emoção, ou por medo… especialmente quando aquele efeito prolongado vão com eles para fora do cinema. E como essa é uma estória de vida, eu penso que acreditar que espíritos ruins existem é tão assustador quanto isso.”

Do New Line Cinema vem um filme elaborado a partir dos arquivos de casos do casal que são estudiosos de demônios Ed e Lorraine Warren. The Conjuring estrela a indicada ao Oscar Vera Farmiga (“Up in the Air,” TV’s “Bates Motel”), Patrick Wilson (“Insidious,”) como os Warren, e Ron Livingston (“The Odd Life of Timothy Green”) e Lili Taylor (TV’s “Hemlock Grove”) como Roger e Carolyn Perron, moradores da casa.

The Conjuring estréia em 19 de julho.

Foi classificado como R (+17) com sequências de violência perturbadora e terror.

Lembrando que o filme estréia nos cinemas brasileiros no dia 13 de Setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial