Publicado em:15 de agosto de 2017

Entrevista de Robert para LA Times [Atualizado]


Com o lançamento de The Lost City of Z e Good Time, 2017 deverá ser lembrado como o ano em que Robert Pattinson se tornou oficialmente o querido dos críticos.

Alguns podem alegar que a mudança começou em 2012, quando o ator britânico, ainda mais conhecido por Twilight, atraiu o seu desempenho de mudança em "Cosmópolis" do diretor David Cronenberg. Em seguida, Pattinson retomou com Cronenberg em "Maps to the Stars", fez mais trabalho de redefinição de carreira no thriller distópico de David Michôd "The Rover", e ganhou aplausos por suas aparições em filmes, incluindo "Queen of the Desert" de Werner Herzog e "Life" de Anton Corbijn.

Mas a sua versatilidade nunca esteve em uma exibição tão deslumbrante como neste ano, em primeiro lugar com seu papel de apoio, com o explorador Henry Costin, em The Lost City of Z de James Gray. Ele seguiu isso com assaltante de banco amador no thriller de Josh e Benny Safdie, "Good Time".

O acúmulo constante de nomes prestigiosos do cinema mundial no currículo de Pattinson representa o cumprimento de um sonho que se enraizou durante a adolescência. Bem antes de Twilight, que o enviou para o mundo das celebridades, Pattinson diz, que ele tinha uma obsessiva paixão pelo cinema francês. Mesmo os críticos que demoraram em apreciar o talento do ator provavelmente aprovariam seu gosto, o que o orientou para diretores tão diferentes quanto Jean-Luc Godard, Leos Carax, Claire Denis e Herzog.

Este mês, Pattinson vai para a Polônia para começar a filmar o filme de ficção científica, High Life, o primeiro projeto de língua inglesa dirigido por Denis, cujos filmes ele começou a assistir avidamente quando adolescente. Os outros projetos de Pattinson incluem Damsel, co-estrelado por Mia Wasikowska e dirigido por David e Nathan Zellner e The Souvenir, um mistério romântico de duas partes da diretora britânica Joanna Hogg.

Você sempre foi um ávido amante de cinema?

Eu amava filmes antes de pensar remotamente em ser ator. Eu basicamente me aproximei da minha carreira, pelo menos durante os primeiros 10 anos, ao tentar recriar a minha estante de DVD quando eu tinha 17 anos.

Diga, o que estava naquela estante?

Você poderia, literalmente, ir à minha página de IMdb e ver. James Gray foi um constante. Claire Denis. [Werner] Herzog. Estas são as pessoas que eu consegui cruzar a lista. Havia muitos do [Jean-Luc] Godard.

Existem certos títulos que particularmente o inspiraram?

Prénom: Carmen de Godard foi enorme para mim em termos de tom e desempenho. Eu adoro mudanças de género, e penso apenas nisso para começar como uma espécie de farsa e, em seguida, desenvolver uma das histórias de relacionamento mais emocionantes, histórias de amor não correspondidas, que eu já vi - isso realmente é eliminado. "White Material" de Claire Denis foi um dos grandes. Eu também adoro "No Fear, No Die". Eu adoro muitas coisas da Claire Denis. E Leos Carax também, especialmente "Les Amants du Pont-Neuf" (The Lovers on the Bridge). Há algo nestes cineastas. Não consigo pensar numa palavra melhor que "singular", mas eles são tão únicos. Quero dizer, eu gosto de muitos filmes de língua inglesa dos anos 70, que todos gostam, mas entre filmes mais recentes, por algum motivo, muitos filmes franceses - são mais operísticos. Não têm medo de ser emocionalmente operísticos. Eu gosto disso.

Você deve estar animado para trabalhar com Claire Denis em High Life.

Claro. Começo a filmar no domingo. Vou finalmente voar até lá depois de três anos. Estou muito curioso para ver como será. O roteiro é muito ambicioso, para não dizer mais.

Quem são alguns dos seus cineastas antigos favoritos?

Eu recentemente vi muito filmes do Ken Russell. Adoro os filmes dele. Eu estava assistindo "The Devils" outro dia. Existe algum tipo de conexão em todos esses filmes, mas nunca consigo descobrir o que é. Muitas delas são baseadas em desempenho; Todos esses diretores têm essas performances incríveis. Oliver Reed em "The Devils" é irreal. Isso poderia, literalmente, ser interpretado agora e ainda seria subversivo.

Você trabalhou com alguns fantásticos cineastas nos últimos anos, incluindo David Cronenberg, David Michôd e agora os irmãos Safdie.

Fui sortudo. Tinha trabalhado com alguns grandes diretores antes disso, mas eles tendiam a ir para frente e para trás entre filmes pessoais e mais filmes comerciais. Com muitos dos diretores posteriores, os seus filmes são um tipo de pessoal. Mas depois de Cronenberg e Cosmópolis, que simplesmente surgiram do nada - com David Michôd, lembro-me de ter visto o trailer de "Animal Kingdom" antes de ser lançado, e foi apenas uma provocação fenomenal. Acabei por segui-lo depois e o conheci há muito tempo, talvez um ano e meio, antes que "The Rover" chegasse. Eu gosto do sentimento de descoberta e de conhecer alguém que é realmente, realmente faminto e tem muito a provar. É excitante ver a progressão dos Safdies. Scott Rudin e Martin Scorsese estão produzindo o seu próximo filme [o drama "Uncut Gems"].

Você participou do Festival de Cannes nos últimos anos. Você tem a chance de ver outros filmes quando você está lá?

Este ano vi You Were Never Really Here de Lynne Ramsay. É muito bom. Ela é outra pessoa que tem estado na minha lista desde sempre. Mas em geral, é sempre divertido ir ver outros filmes quando você tiver um filme estreando lá. Adoraria estar no júri. Todas as pessoas ficam tipo 'É tão aborrecido ver três filmes por dia,' mas é o tipo de coisa de eu faço de qualquer forma.

Tem algum filme do ano passado ou próximo disso que você gostou particularmente?

Adorei Embrace of the Serpent, o filme de Ciro Guerra. E adorei Mon Roi (My King), o filme de Maïwenn. Achei-os muito bons.

Adoro que tenhas dito isso. Lembro-me de My King ser vaiado Cannes.

Todos odiaram My King?

Eu não diria todos. Quero dizer, não posso falar por todos os meus irmãos críticos, mas...

Mesmo? Isso é louco! Eu absolutamente amo esse filme. Eu pensei que era tão emocionante.

Maïwenn é alguém com quem você gostaria de trabalhar no futuro?

Sim, com certeza. Esse foi um dos melhores filmes do ano para mim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial